Por Ronaldo Martins
13/11/2025
Na prova de Linguagens do ENEM 2025, aplicada em 9 de novembro, uma das questões trouxe como enunciado o doce conhecido como “canjica” em parte do Brasil, para exemplificar a variedade de nomes atribuída a um mesmo alimento em diferentes regiões — evidenciando um tema de diversidade linguística.
A questão em questão (número 31 no caderno “Amarelo”, conforme levantamento de cursinhos) apresentou um enunciado em que “a canjica – creme amarelo à base de milho – é prova da diversidade do Brasil, pelas variações em seu nome de batismo”. Foram citados termos como “curau” e “corá”, refletindo distintas denominações usuais em diferentes estados.
O contraste apresentado no enunciado ressaltou que, no sul do país, o creme branco com grãos inteiros geralmente é chamado “canjica”, enquanto no norte e outras regiões o mesmo ou muito semelhante prato é conhecido como “curau”. O objetivo da questão foi evidenciar a variação lexical na língua portuguesa em função da geografia e do contexto cultural regional.
Especialistas em educação apontaram que o item é exemplo de como o exame busca aproximar-os de temáticas de diversidade cultural e linguística, ao levar para a prova algo cotidiano — um doce popular — e usá-lo como suporte para discussão sobre variação linguística.
A menção à variedade linguística por meio de um exemplo prático como esse reforça que o exame não trata apenas do domínio formal da língua, mas também de compreensão de fenômenos linguísticos e culturais em contexto real. Conforme resolução disponível para professores prepararem alunos, o foco é na “variação diatópica (regional)”, caracterizada pela diferença lexical entre regiões distintas do Brasil.
A análise da questão mostrou que ela pôde ser bem resolvida por estudantes que identificaram corretamente a opção que apontava “variedade linguística entre regiões” como fenômeno evidenciado. O gabarito extraoficial divulgado pelos cursinhos apontou a alternativa B como correta para a questão.
Em síntese, esta abordagem curricular e de avaliação evidencia que o ENEM 2025 está alinhado com temas de pluralidade cultural, linguística e social — ao mesmo tempo em que exige dos candidatos não apenas saberes gramaticais, mas também a interpretação de como a língua se manifesta na diversidade.