Por Caroline Alves
24/06/2025
Macunaíma, de Mário de Andrade, é um dos maiores clássicos da literatura brasileira e agora terá uma nova interpretação audiovisual com Bruno Gagliasso e Gaby Amarantos no elenco. A nova versão cinematográfica da obra terá o nome de Makunaima XXI e retratará o clássico de Mário de Andrade sob uma releitura atual.
O filme será comandado pelos cineastas Felipe M. Bragança e Zahỳ Tentehar, e terá uma equipe e um elenco diversificado, contando com pessoas negras, brancas e indígenas. Estarão presentes no elenco artistas como: Bruno Gagliasso, Gaby Amarantos, Itallo Makuusi e Mario Jorgi.
A obra de Mario de Andrade conta a história de Macunaíma, o famoso herói sem caráter, que começa a vida na selva, na moleza e na malandragem. Depois que a mãe morre, ele e os irmãos largam a Amazônia e partem pra civilização, chegando em São Paulo, que pra ele é um choque e fascínio total.
A história principal gira em torno da busca por um amuleto, uma muiraquitã, que ele ganhou da Ci (a imperatriz das Icamiabas, que ele amava) e que foi roubado pelo gigante Piaimã, um canibal que se torna seu grande inimigo. Essa muiraquitã era como um talismã da sorte e da identidade do Macunaíma, e perdê-la atira-o numa aventura cheia de perseguições e acontecimentos bizarros. Durante essa saga, Macunaíma tromba com várias pessoas e situações que mostram o Brasil em peso: folclore, lendas indígenas, festas populares e a cidade crescendo.
O diretor afirmou em uma entrevista com a imprensa que o filme "será uma aventura cômica e cósmica brasileira". Ainda não há data de estreia para o filme.