Por Sthefany Vogado
31/08/2025
A escritora Conceição Evaristo é a primeira convidada da nova série “Autores em Conexão”, promovida pela plataforma LeiaSP da Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP), que aproxima alunos da educação pública com os autores dos livros disponíveis no acervo digital. O evento alcançou 250 mil estudantes nas leituras de suas obras.
A iniciativa da Seduc-SP, por meio da plataforma digital LeiaSP, lançou a série de encontros "Autores em Conexão", com o objetivo de aproximar alunos, professores e gestores dos autores dos livros disponíveis online. A primeira convidada da série foi a renomada escritora Conceição Evaristo.
Na plataforma, estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio — um público potencial de 2,5 milhões — têm acesso a mais de 100 títulos literários, incluindo os de Conceição Evaristo: Canção para Ninar Menino Grande e Olhos d’Água, lidos ou concluídos por aproximadamente 250 mil alunos.
O bate-papo com a escritora foi organizado em dois momentos: um sobre “Escrevivência, Memória, Identidade e Resistência” e outro abordando a “Conexão entre literatura e sala de aula”. A gravação está disponível para suporte a atividades pedagógicas e formação docente.
Apresentado pelo professor de sociologia Celso Francisco do Ó, o encontro visa “fomentar as competências leitoras e destacar a presença das autoras e autores no processo educativo”, conforme ele ressaltou. Evaristo, emocionada com o alcance da iniciativa, comentou: “Nessa hora a gente até gosta de estatística, né? […] a minha receptividade aumenta, isso também é uma responsabilidade, uma responsabilidade diante da educação, das pessoas que me lêem”.
O vídeo ficará disponível no Repositório do CMSP, na série “Série Conexão Leitora: Da Plataforma à Sala de Aula — Autores em Conexão”. Novas edições trarão outros autores presentes no acervo LeiaSP.