Letras+ | Letródromo | Letropédia | PALCO | UnDF



Reportar
#Notícias#Línguas índigenas

Constituição será traduzida para as três línguas indígenas brasileiras mais faladas

Por Pedro Simões

28/08/2025

A Constituição Federal do Brasil será traduzida para três línguas indígenas brasileiras: tikuna, kaiowá e kaingang. As três estão entre as mais faladas do Brasil, sendo a primeira com 50 mil falantes, a segunda com 26 mil e a terceira com cerca de 36 mil.

Além da Constituição, também serão traduzidos a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre os Povos Indígenas e Tribais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A gestora do Programa Língua Indígena Viva no Direito, da AGU, responsável pelo projeto, Jessica Zimmer Stefenon, informou que serão contratados pesquisadores e estudantes de graduação na área do direito, preferencialmente indígenas, e que o processo de tradução vai incluir consultas com líderes comunitários e outros membros respeitados da comunidade indígena.

Essa iniciativa será bastante útil para facilitar o acesso à justiça dos povos indígenas brasileiros, estimados em 1,6 milhão de pessoas, dos quais 37% fala algum idioma indígena. A previsão de entrega das traduções é até julho de 2026 e permitirá que eles conheçam melhor seus direitos.

Fonte
← Voltar← AnteriorPróximo →