Por Yacob
22/08/2025
O Ministério da Saúde inaugurou em Dourados (MS) o primeiro SAMU Indígena do país, com atendimento 24 horas em português e guarani, garantindo socorro urgente adaptado à língua e cultura das comunidades indígenas.
O projeto-piloto conta com profissionais bilíngues e deve atender cerca de 25 mil indígenas, reduzindo em metade o tempo de espera para socorros. Antes, os atendimentos eram realizados apenas pela unidade do Samu de Dourados, sobrecarregada.
Segundo o cacique Reinaldo Arévalo, da aldeia Bororó, o serviço agilizará os socorros que antes demoravam. O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, destacou que a base terá atendimento regulado por médico e contribuirá para melhorar a qualidade e o tempo de resposta do Samu na região.
O Ministério da Saúde destinará R$ 341 mil por ano para manter o serviço, que integra o plano de expandir o Samu 192 em todo o país até 2026, com atendimento gratuito e culturalmente adaptado. A expectativa é levar o modelo para outros 34 territórios indígenas que possuem distritos sanitários especiais.