Letras+ | Letródromo | Letropédia | LiRA | PALCO | UnDF



Compartilhar Reportar
#Diálogos#Literatura Brasileira

Diálogo sobre a Conversão do Gentio

Por Padre Manuel da Nóbrega (1556)

GONÇALO ALVAREZ: Com mais dificuldade a hum judeu, mas des que elle caisse na conta ficaria mais constante, como ficaram muitos que logo davão a vida por isso.

NUGUEIRA: O mesmo vos digo que des que estes cairem na conta o mesmo farão. Dai-me vós que lhe entre a fee no coração, que ho mesmo será de hum que do outro, e o tempo e o trabalho, e a diligentia que hé necessaria pera convencer hum judeu ou hum p[h]ilosopho, se outro tanto gastardes con doutrinar de novo hum destes, mais facil será sua conversão de coração, dando Deus igual graça a hum que a outro. E está clara a rezão, porque como as cousas de nossa fee das mais esenciais, como são da S. Trindade e que Deus se fez homem e os misterios dos sacramentos, não se podem provar por rezão demonstrativa, antes muitas são sobre toda rezão humana, claro está que mais dificil será de crer a hum philosopho, que todo se funda em subtilezas de rezão, que não a hum que outras cousas muito mais somenos cree.

GONÇALO ALVAREZ: Hé verdade, porque estes se lhe deitais a morte, cuidão que os podeis matar, e morrerão da imaginação pello muito e sobejo que creem; e crem que o panicum há-d’ir à rossa, e outras cousas semelhantes que seus feiticeiros lhes metem na cabeça. Mas ainda nem isso não farta, porque muito me há que estou na terra e tenho falado de Deus muito por mandado dos Padres, e nunqua vi a nenhum ter tanta fee que me parecesse que morreria por ella se fosse necessario.

NUGUEIRA: Se me vós desses licença, eu vo-lo diria.

GONÇALO ALVAREZ: Dizei, meu Irmão, que eu vos perdoo.

NUGUEIRA: Parece-me que por mais faciles que fossem a se converterem, não se converterião da maneira que lhes dizeis nem lho dizem os Padres, e por isso estaime atento. Sabereis como o officio de converter almas hé o mais grande de quantos há na terra e por isso requere mais alto estado de perfeição que nenhum outro.

GONÇALO ALVAREZ: Que requere? Não abasta ser lingoa e saber-lho bem dizer?

NUGUEIRA: Muito mais á mister. Vede vós o que tinha hum dos Apostolos de Christo que converterão o mundo e por ahi vos regereis. Primeiramente tinhão muito espirito, tanto que ardião de dentro do fogo do Spiritu Sancto, porque, doutra maneira, com á-de atear fogo divino em ho coração de hum gentio, ho que tem o seu hum caramelo? Há-de ter muita fee, comfiando muito em Deus e desconfiando muito de ssi; há-de ter graça de falar mui bem a lingoa; há-de ter virtude pera fazer milagres

quando comprir, e outras graças muitas que tinhão os que converterão gente, e sem isto não tenho ouvido que ninguem se convertesse. E vós quereis converter sem nada disto, e que de graça sejão logo todos sanctos? Esse seria o maior milagre do mundo; e ainda que vós sejais lingoa e lho sabeis bem dizer, não me negareis que se algum vos não fala à vontade, logo perdeis a patientia e dizeis que nunqua aon-de ser boons. Nem tem rezão de vos darem credito a vossas palavras, porque ontem lhe pedieis o filho por escravo, e estoutro dia os querieis enganar. E tem rezão de se temerem de os quererdes emganar, porque isto hé o que comummente tratão os maos christãos com elles.

GONÇALO ALVAREZ: Isso hé verdade, mas os Padres que lhes falão con tanto amor, porque os nam creem?

(continua...)

1234567
Baixar texto completo (.txt)

← Voltar← AnteriorPróximo →