Letras+ | Letródromo | Letropédia | LiRA | PALCO | UnDF



Compartilhar Reportar
#Tratados#Literatura Brasileira

Tratado da Terra do Brasil

Por Pero de Magalhães Gândavo (1576)

A capitania do Rio de Janeiro, Cidade de São Sebastião, está sessenta lagoas do Espirito Santo em vinte e três graus e um terço, terra del Rei nosso Senhor. Pode ter pouco mais ou menos cento e quarenta vizinhos, agora se começa de povoar novamente. Esta e a mais fértil e viçosa terra que há no Brasil.Tem terras mui singulares e muitas lagoas pela engenhos dassucre. Há nela muito infinito pau do Brasil, de que os rnoradores da terra fazem muito proveito.Esta Capitania tem um rio mui largo e formoso; divide-se dentro em muitas partes, e quantas terras estão ao longo dele se podem aproveitar, assim pela roças de mantimentos como pela canas dassucres e algodões, porque são mui viçosas e melhores de quantas há por toda esta Costa. Há nesta Cidade um mosteiro de padres da Companhia de Jesus, os quase também aumentaram muito esta terra e desejam muito vela povoada de muitos moradores, porque são como digo as terras desta Capitania mui largas, e sabem quão proveitosas são pela toda gente pobre que as for possuir. E por tempo hão de se fazer nelas grandes fazendas: e os que la forem viver com esta esperança não se acharam enganados.

CAPÍTULO IX

DA CAPITANIA DE SAM VICENTE

A Capitania de São Vicente está sessenta lagoas do Rio de Janeiro em vinte e quatro graus, e de Pelo Lopes de Sousa, na qual tem posto Capitão de sua mão: esta e o Rio de Janeiro são as mais frias terras que há no Brasil, gear nelas em tempo de inverno quase como neste Reino.Nesta Capitania se deu já trigo, mas não no querem semear por haver na terra outros mantimentos de menos custo. Tem três povoações, e uma fortaleza que está numa ilha junto da terra firme quatro lagoas pela o Norte que se chama Britioga; daqui defendem esta Capitania dos indios, e franceses com artilharia que há na mesma fortaleza. A principal povoação se chama Santos, onde está um mosteiro de padres da Companhia de Jesus. A outra mais avante ao longo do Rio uma lagoa e São Vicente; também há nela outro mosteiro de padres da Companhia. Pela terra dentro dez lagoas edificaram os mesmos padres uma povoação entre os indios que se chama — o Campo, na qual vivem muitos moradores, a maior parte deles são mamelucos filhos de portugueses e de índias da terra. Aqui e nas mais Capitanias têm feito estes padres da Companhia grande fruto e fazem com que a terra vá em muito crescimento, trabalham por fazer Cristãos a muitos indios e metem muitas pazes entre os homens; também fazem restituir as liberdades de muitos índios que alguns moradores da terra têm mal resgatados: assim que sempre acodem aos que se desviam do serviço de Deus e de S. A.Haverá nesta Capitania quinhentos vizinhos, tem quatro engenhos dassucre, e muitas terras viçosas de que os moradores tiram muitos mantimentos e fazenda e vivem todos mui afastados. Esta e a ultima Capitania que há nestas partes do Brasil...

Tratado SegundoDas cousas que são gerais por toda costa do brasil

CAPÍTULO I

DAS FAZENDAS DA TERRA

Os moradores desta Costa do Brasil todos têm terras de Seis-marias dadas e repartidas pelos Capitães da terra, e a primeira cousa que pretendem alcançar são escravos para lhes fazerem e granjearem suas roças e fazendas, porque sem eles não se podem sustentar na terra: é uma das cousas porque o Brasil não floresce muito mais, e pelos escravos que se alevantaram e fugiram pela suas terras e fogem cada dia: e se estes indios não foram tão fugitivos e mutáveis, não tivera comparação a riqueza do Brasil. As fazendas donde se consegue mais proveito são assuscres, algodões e pau do Brasil, com isto fazem pagamento aos mercadores que deste Reino lhes levam fazenda porque o dinheiro é pouco na terra, e assim vendem e trocam uma mercadoria por outra em seu justo preço. Quantos moradores há na terra têm roças de mantimentos e vendem muitas farinhas de pão uns aos outros, de que também tiram muito proveito. Por mais gado que ha nesta Costa são bois e vacas, deste há muita abundância em todas as Capitanias, porque são as ervas muitas, e sempre a terra está coberta de verdura, ainda que em Porto Seguro não se querem dar nenhuma vaca senão o primeiro ano, no qual engordam tanto que do muito viço dizem que morrem todas. Cabras e ovelhas ha muito poucas até agora, começam de multiplicar novamente; as cabras se dão melhor que as ovelhas e parem dous, três filhos de cada vez. Fazem os moradores da terra muito por esta criação. Também há éguas e cavalos, mas ainda são caros por não haver muitos na terra, levam-nos de Cabo Verde para lá e dão-se muito bem na terra.Acha-se também por esta Costa muito Amber que o mar de si lança fora as mais das vezes quando faz tormenta e são águas vivas, então há muitas pessoas que mandam seus escravos pela praia buscá-la nos lugares onde costuma sair mais vezes, e muitas vezes acontece enriquecerem alguns assim do que acham seus escravos como do que resgatam aos indios forros. Segundo a dita e ventura de cada um. Os panos que nesta terra se fazem são de algodão, todo o mais vai deste Reino. E assim ha também muitos escravos de Guiné: estes são mais seguros que os indios da terra porque nunca fogem nem têm para onde. Há também muita criação de porcos e muitas galinhas, aves e patos da terra. Estas são as fazendas que possuem os moradores do Brasil.

CAPÍTULO II

DOS COSTUMES DA TERRA

(continua...)

1234567891011
Baixar texto completo (.txt)

← Voltar← AnteriorPróximo →