Por Pedro Simões
17/07/2025
A língua Cia Cia, falada por cerca de 93 mil pessoas na Ilha de Buton, na Indonésia, e considerada ameaçada, passou a ser escrita com o Hangul, o alfabeto coreano, após a visita de acadêmicos sul-coreanos à comunidade e a estadia de alguns membros da etnia em Seul.
A ideia inicial era adotar o alfabeto árabe, tendo em vista que, naquela região, a maioria das pessoas fala o idioma wolio, que é escrito usando o alfabeto árabe desde 1500. Mas isso se demonstrou ineficiente devido à fonologia do idioma, que se adaptou melhor ao alfabeto coreano, que tem 24 letras, sendo 14 consoantes e 10 vogais e funciona a partir de “blocos”, que representam sílabas. O Hangul é considerado um dos alfabetos mais fáceis de aprender, mesmo que o coreano seja considerado uma das línguas mais difíceis para um ocidental.
Vale lembrar que a Indonésia é o segundo país do mundo com mais línguas faladas – mais de 700. Perde apenas para a vizinha Papua Nova Guiné, mas muito menor em área e população. O idioma oficial é o bahasa indonesia, variante do malaio falada por mais de 90% da população, mesmo que só uma minoria fale o idioma como língua materna. Depois do indonésio, a segunda língua mais falada é o javanês, seguida pelo sundanês, faladas na ilha de Java, onde vive quase metade da população. Mesmo assim, o país tem muitas línguas minoritárias, como o cia cia, que são faladas nas áreas mais remotas do arquipélago.