Letras+ | Letródromo | Letropédia | LiRA | PALCO | UnDF



Compartilhar Reportar
#Notícias#Literatura

Prêmio Kindle de Literatura anuncia finalistas de sua 10ª edição com cinco romances independentes

Por Ronaldo Martins

08/01/2026

A Amazon Brasil divulgou os cinco finalistas da 10ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, um dos principais prêmios literários voltados a autores independentes brasileiros que publicam através do Kindle Direct Publishing. Entre os finalistas estão obras como A casa de farinha e Barquinho de papel, que concorrem ao prêmio de R$ 50 mil, publicação editorial e adaptação em audiolivro.

Promovido pela Amazon Brasil, em parceria com o Grupo Editorial Record e Audible Brasil, o Prêmio Kindle de Literatura celebra em 2026 a sua 10ª edição, consolidando-se como uma das principais premiações nacionais dedicadas a romances inéditos publicados por meio da plataforma Kindle Direct Publishing (KDP).

Os finalistas anunciados no fim de dezembro de 2025 são: Bruno Andrade, com A casa de farinha; Jadna Alana, com Barquinho de papel; Katarine Vie, com Livre de água e sal; Marília Lovatel, com O despojo do caramujo, breve romance de despedida; e Renata Camargo, com A parte cômoda do infinito. Todas as obras foram publicadas originalmente via autopublicação digital na plataforma da Amazon, ressaltando a diversidade de estilos e perspectivas entre autores brasileiros independentes.

A obra vencedora receberá um prêmio de R$ 50 mil, terá sua edição impressa lançada pelo Grupo Editorial Record, ganhará destaque editorial através da TAG Experiências Literárias e será adaptada para audiolivro pela Audible Brasil. O vencedor também terá a oportunidade de integrar o júri da próxima edição do prêmio — uma forma de promover a circulação e a participação contínua de escritores no universo editorial.

Além do futuro vencedor, todos os finalistas terão seus livros adaptados em formato de audiolivro pela Audible, ampliando o alcance das obras a diferentes públicos e formatos de leitura. A cerimônia de premiação está programada para fevereiro de 2026, quando o júri oficial anunciará o autor ou autora premiado(a).

O júri desta 10ª edição é composto por profissionais ligados ao mercado literário — entre eles, Guilherme Sobota; a escritora e curadora Lubi Prates; e a jornalista e criadora do projeto Vá Ler Um Livro, Tatiany Leite. A diversidade de perspectivas do júri reflete o esforço em avaliar as obras sob distintos olhares críticos e editoriais.

Entre os finalistas, destacam-se trajetórias variadas: Bruno Andrade é doutor em Geografia e docente no Instituto Federal Baiano, e A casa de farinha mistura memórias e experiências regionais; Jadna Alana, pesquisadora do regionalismo fantástico, já foi finalista de outros prêmios literários; Katarine Vie publica seu primeiro romance; Marília Lovatel tem consolidada carreira editorial e reconhecimento em premiações anteriores; e Renata Camargo estreia com A parte cômoda do infinito.

← Voltar← AnteriorPróximo →