Por Ronaldo Martins
26/11/2025
Foram divulgados no dia 24 os vencedores da 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura, realizado pelo governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. O romance A árvore mais sozinha do mundo, de Mariana Salomão Carraca, venceu na categoria Melhor Romance do Ano de 2024. O prêmio de Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024 foi concedido ao mineiro Marcílio França Castro, com O último dos copistas.
Ao todo, 323 obras participaram da competição: 158 na categoria Melhor Romance do Ano de 2024 e 165 na categoria Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024. Cada vencedor receberá R$ 200 mil e representará o Prêmio São Paulo de Literatura na 40ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, em 2026.
Mariana Salomão Carraca já havia vencido o Prêmio São Paulo de Literatura em 2023 com o romance Não fossem as sílabas do sábado. A escritora concorreu ao Prêmio Jabuti de melhor romance literário com Se deus me chamar não vou, em 2020, e com É sempre a hora da nossa morte amém, em 2022. O romance A árvore mais sozinha do mundo se destaca por sua narrativa inovadora, contada a partir da perspectiva de uma árvore, e aborda temas como memória, relações humanas e conexão com a natureza.
Marcílio França Castro, vencedor do prêmio de Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024, é autor de três livros de contos, entre eles Breve cartografia de lugares sem nenhum interesse, pelo qual recebeu o Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional. Em O último dos copistas, obra que trata do próprio ato de escrever, o autor explora tensões entre o analógico e o digital e o papel dos mediadores do texto no mundo contemporâneo.