Letras+ | Letródromo | Letropédia | LiRA | PALCO | UnDF



Compartilhar Reportar
#Notícias#Literatura#Edição e Editoração

Prêmio Jabuti 2025 divulga finalistas de todas as categorias

Por Patrícia Pessoa

09/10/2025

A Câmara Brasileira do Livro divulgou nesta terça-feira os cinco finalistas de cada uma das 23 categorias da 67ª edição do Prêmio Jabuti. A cerimônia de premiação está marcada para 27 de outubro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Os vencedores receberão estatueta e R$ 5 mil, exceto o Livro do Ano, que ganhará R$ 70 mil e viagem à Feira do Livro de Londres.

A seleção dos finalistas contou com a participação de mais de 60 jurados com formações diversas. As categorias estão distribuídas em quatro eixos principais: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.

No eixo Literatura, destacam-se oito categorias, incluindo conto, crônica, histórias em quadrinhos, infantil, juvenil, poesia, romance de entretenimento e romance literário. Entre os finalistas estão nomes como Chico Buarque, com Bambino a Roma, Jeferson Tenório, com De onde eles vêm, e Alberto Mussa, com A extraordinária Zona Norte, todos na categoria Romance Literário.

Na categoria Crônica, figuram Ruy Castro com O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim, Francisco Bosco com Meia palavra basta e Carlos Heitor Cony em memória com Tempo e outros tempos. Já em Poesia, competem Armando Freitas Filho com Respiro e Manoel Ricardo de Lima com O lado esquerdo.

O eixo Não Ficção contempla seis categorias: artes, biografia e reportagem, economia criativa, educação, negócios e saúde e bem-estar. Na categoria Biografia e Reportagem, estão finalistas obras como Longe do ninho, de Daniela Arbex, Memórias, de Rubens Ricupero, e O púlpito: fé, poder e o Brasil dos evangélicos, de Anna Virginia Balloussier.

Em Negócios, Miguel Krigsner concorre com A essência de empreender: como foi construído o Grupo Boticário, enquanto Henrique Meirelles disputa com Calma sob pressão. Na área de Saúde e Bem-Estar, Christian Dunker está entre os finalistas com A arte de amar, assim como Monja Coen com Em cada instante nascemos e morremos bilhões de vezes.

O eixo Produção Editorial reúne categorias técnicas como capa, ilustração, projeto gráfico e tradução. Já o eixo Inovação contempla escritores estreantes em poesia e romance, além das categorias fomento à leitura e livro brasileiro publicado no exterior.

O curador do prêmio, Hubert Alquéres, destacou o volume de inscrições recebidas. Segundo ele, o número demonstra a vitalidade da produção literária brasileira e a importância do Jabuti para o setor editorial do país.

O título de Livro do Ano será concedido à obra melhor classificada entre as categorias dos eixos Literatura e Não Ficção. O autor contemplado com essa distinção máxima, além da premiação em dinheiro, ganhará uma viagem à Feira do Livro de Londres, em comemoração ao Ano da Cultura Brasil-Reino Unido.

A cerimônia será exclusiva para convidados, mas toda a população poderá acompanhar a premiação pela transmissão ao vivo no canal da CBL no YouTube.

Fonte
← Voltar← AnteriorPróximo →