Letras+ | Letródromo | Letropédia | LiRA | PALCO | UnDF



Compartilhar Reportar
#Notícias#Literaturas de Língua Portuguesa

Escritora angolana vence Prêmio Camões 2025

Por Tayane

09/10/2025

A escritora, poeta e historiadora angolana Ana Paula Tavares, de 72 anos, foi anunciada na quarta-feira (8) como vencedora do Prêmio Camões 2025. A premiação, considerada a mais importante da literatura em língua portuguesa, reconhece autores que contribuíram significativamente para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da lusofonia. Tavares receberá 100 mil euros, valor que coloca o prêmio entre os maiores do cenário literário mundial.

Nascida em 1952 na província de Huíla, no sul de Angola, Ana Paula Tavares iniciou sua graduação em História na Faculdade de Letras do Lubango, atual Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla. Em 1992, mudou-se para Portugal, onde concluiu o curso na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e fez mestrado em Literaturas Africanas. Posteriormente, completou doutorado em Antropologia na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, leciona na Universidade Católica de Lisboa.

Entre suas obras destacam-se “Ritos de Passagem” (1985), “O Lago da Lua” (1999), “A Cabeça de Salomé” (2004) e “Um rio preso nas mãos” (2019). Em 2004, ganhou o Prêmio Mário António de Poesia, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o livro “Dizes-me coisas amargas como os frutos”. Em 2007, recebeu o Prêmio Nacional de Cultura e Artes de Angola (categoria literatura), pelo livro “Manual para amantes desesperados”. Obras de sua autoria estão presentes em antologias publicadas em países como Portugal, Brasil, França, Alemanha, Espanha e Suécia.

O Prêmio Camões foi instituído em 1988 pelos governos do Brasil e de Portugal com o objetivo de estreitar os laços culturais entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e enriquecer o patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. A premiação é concedida anualmente a autores que se destacam por sua contribuição à literatura lusófona.

A escolha de Ana Paula Tavares como vencedora do Prêmio Camões 2025 é um reconhecimento de sua contribuição significativa à literatura em língua portuguesa e à promoção da cultura e história de Angola. Sua obra continua a influenciar e inspirar leitores e escritores em todo o mundo, consolidando-a como uma das vozes mais importantes da literatura contemporânea.

← Voltar← AnteriorPróximo →