Por Sthefany Vogado
23/08/2025
Como parte de um projeto do Clube de Leitura, 50 estudantes do ensino médio de Piracuruca (PI) recriaram clássicos da literatura brasileira em formato de memes, unindo cultura digital e tradição literária para engajar os jovens por meio do humor.
No Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Inês Rocha, em Piracuruca (PI), um projeto inovador de incentivo à leitura está transformando obras clássicas da literatura em memes. A iniciativa, integrada ao Clube de Leitura da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), utiliza a linguagem digital e o humor para facilitar a interpretação e o engajamento dos alunos do ensino médio.
Os estudantes criaram memes baseados em obras como “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, e “A Paixão Segundo G.H.”, de Clarice Lispector. Por meio de trocadilhos, ironias e referências à cultura digital, os jovens reinterpretaram temas complexos — como a fome, a crítica social e a introspecção — de forma criativa e acessível.
A professora de Língua Portuguesa Darlene Araújo, idealizadora do projeto, destacou que a atividade promove leitura, reflexão e produção crítica de forma lúdica. O secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, reforçou que a iniciativa alia tradição e modernidade, formando leitores mais críticos e conscientes.
O Clube de Leitura Seduc, que já é realizado em diversas escolas estaduais, tem como objetivo estimular o hábito da leitura por meio de metodologias inovadoras e interativas, aproximando a literatura das novas gerações.