Exemplos de verbetes esperados: mudanças entre as edições
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'''Conceição Evaristo''' é uma escritora, poeta e ensaísta brasileira, nascida em Belo Horizonte (MG) em 1946. Seu trabalho destaca-se pela valorização da experiência da mulher negra na literatura brasileira. | '''Conceição Evaristo''' é uma escritora, poeta e ensaísta brasileira, nascida em Belo Horizonte (MG) em 1946. Seu trabalho destaca-se pela valorização da experiência da mulher negra na literatura brasileira. | ||
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Entre suas obras mais conhecidas estão o romance *Ponciá Vicêncio* (2003) e a coletânea de contos *Olhos d’água* (2014), premiada com o Jabuti. Seu estilo mistura memória, denúncia social e lirismo, numa linguagem marcada pela “escrevivência”, termo que define sua poética. | Entre suas obras mais conhecidas estão o romance *Ponciá Vicêncio* (2003) e a coletânea de contos *Olhos d’água* (2014), premiada com o Jabuti. Seu estilo mistura memória, denúncia social e lirismo, numa linguagem marcada pela “escrevivência”, termo que define sua poética. | ||
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A '''anáfora''' é um mecanismo de coesão textual que consiste na retomada de um termo ou expressão anteriormente mencionado, garantindo continuidade e clareza ao texto. | A '''anáfora''' é um mecanismo de coesão textual que consiste na retomada de um termo ou expressão anteriormente mencionado, garantindo continuidade e clareza ao texto. | ||
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'''Racismo linguístico''' é a discriminação baseada em preconceitos contra formas de falar associadas a grupos racializados, especialmente a população negra e indígena no Brasil. | '''Racismo linguístico''' é a discriminação baseada em preconceitos contra formas de falar associadas a grupos racializados, especialmente a população negra e indígena no Brasil. | ||
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Pesquisadores como Marcos Bagno, Gabriel Nascimento e Lucía Helena F. P. de Barros têm se dedicado ao tema, mostrando como a educação linguística pode ser um instrumento de combate ao preconceito. | Pesquisadores como Marcos Bagno, Gabriel Nascimento e Lucía Helena F. P. de Barros têm se dedicado ao tema, mostrando como a educação linguística pode ser um instrumento de combate ao preconceito. | ||
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Edição atual tal como às 23h31min de 30 de julho de 2025
Exemplos de verbetes esperados[editar]
Esta página reúne modelos de verbetes que exemplificam o estilo, a estrutura e o tipo de conteúdo esperados na Letropédia. Os textos abaixo são fictícios, elaborados para fins ilustrativos, e seguem as orientações do Manual de estilo.
Conceito teórico: Intertextualidade[editar]
Intertextualidade é a relação que um texto estabelece com outros textos anteriores ou simultâneos. Essa relação pode ser explícita, como uma citação direta, ou implícita, como uma referência velada ou paródica.
O conceito foi desenvolvido inicialmente por Júlia Kristeva, a partir das ideias de Mikhail Bakhtin sobre dialogismo. Desde então, tem sido amplamente explorado em estudos literários, semióticos e discursivos.
Exemplos[editar]
- Em *Dom Casmurro*, de Machado de Assis, há intertextualidade com a Bíblia e com textos clássicos da literatura ocidental.
- Em memes contemporâneos, é comum a intertextualidade com filmes, novelas ou canções populares.
Prática de extensão: Oficina de leitura crítica com adolescentes[editar]
Este verbete descreve uma oficina de leitura crítica realizada com turmas do ensino médio, no contexto do projeto de extensão "Letras em Ação", vinculado ao programa Letras+.
Objetivos[editar]
- Estimular o pensamento crítico e a interpretação de textos argumentativos e midiáticos.
- Promover o protagonismo juvenil por meio da linguagem.
Metodologia[editar]
Foram realizados cinco encontros presenciais, com atividades de leitura, análise e produção de textos. Os temas abordados incluíram fake news, discurso de ódio e liberdade de expressão.
Resultados e reflexões[editar]
Os estudantes demonstraram maior consciência crítica e engajamento nas discussões. A oficina revelou o potencial da leitura crítica como ferramenta de cidadania.
Autor: Conceição Evaristo[editar]
Conceição Evaristo é uma escritora, poeta e ensaísta brasileira, nascida em Belo Horizonte (MG) em 1946. Seu trabalho destaca-se pela valorização da experiência da mulher negra na literatura brasileira.
Entre suas obras mais conhecidas estão o romance *Ponciá Vicêncio* (2003) e a coletânea de contos *Olhos d’água* (2014), premiada com o Jabuti. Seu estilo mistura memória, denúncia social e lirismo, numa linguagem marcada pela “escrevivência”, termo que define sua poética.
Termo técnico: Anáfora[editar]
A anáfora é um mecanismo de coesão textual que consiste na retomada de um termo ou expressão anteriormente mencionado, garantindo continuidade e clareza ao texto.
Exemplo[editar]
> Maria comprou um livro. Ela leu o livro em dois dias.
Nesse exemplo, o pronome “ela” retoma “Maria”.
A anáfora pode ser pronominal, nominal, lexical ou até mesmo referencial em textos mais complexos.
Tema transversal: Racismo linguístico[editar]
Racismo linguístico é a discriminação baseada em preconceitos contra formas de falar associadas a grupos racializados, especialmente a população negra e indígena no Brasil.
Esse tipo de racismo se manifesta em críticas à fala popular, à variação linguística e ao uso de variedades não-padrão. É frequentemente naturalizado como "correção gramatical", mas revela hierarquias sociais construídas historicamente.
Discussões atuais[editar]
Pesquisadores como Marcos Bagno, Gabriel Nascimento e Lucía Helena F. P. de Barros têm se dedicado ao tema, mostrando como a educação linguística pode ser um instrumento de combate ao preconceito.
Observações sobre os modelos[editar]
Os exemplos acima são resumos ilustrativos. Verbete reais devem:
- Ter ao menos dois parágrafos completos;
- Incluir referências confiáveis;
- Ser resultado de pesquisa ou prática acadêmica;
- Ser originais, autorais e contextualizados.