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Preconceito linguístico no Brasil
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== Sistema educacional == A '''Base Nacional Comum Curricular (BNCC)''', documento que norteia o currículo escolar no Brasil, é criticada por tratar a norma-padrão como a única variedade legítima da língua portuguesa, ignorando a diversidade linguística do país. Essa abordagem reforça a ideia de que o modo de falar da maioria das pessoas não é valorizado na escola. Os '''livros didáticos de Português''', por sua vez, têm sido historicamente avaliados por apresentarem a variação linguística de forma superficial ou distorcida. Muitas vezes, as variedades populares são abordadas apenas como "curiosidades" e não como formas legítimas de comunicação. Essa abordagem, em alguns casos, leva a exercícios de "correção" de construções populares, reforçando o preconceito linguístico. Um exemplo notório dessa polêmica foi o caso do livro didático da EJA, ''Por uma Vida Melhor'' (2011), que foi alvo de ataques por reconhecer construções como "os livro" como válidas em determinados contextos. O episódio gerou um grande debate sobre os objetivos do ensino de língua e sobre como a escola deveria lidar com a diversidade do português brasileiro. A '''formação de professores''' também é um ponto-chave na perpetuação do preconceito linguístico. Muitos educadores, por não terem tido acesso a estudos sobre sociolinguística, acabam reproduzindo o preconceito em sala de aula, considerando variedades populares como "erros" e corrigindo sistematicamente sotaques regionais. Essa postura, infelizmente, reforça a ideia de que a maneira de falar de determinados grupos sociais é inferior. Em avaliações como o '''ENEM''' e outros vestibulares, a linguagem oral e as variedades regionais são frequentemente penalizadas. A cobrança rígida da norma-padrão desfavorece candidatos que utilizam, em suas redações, traços de oralidade ou de suas variedades linguísticas, podendo levar a uma pontuação mais baixa ou até mesmo a uma penalização severa por "desvio da norma". Ainda no âmbito da avaliação, as provas de português em '''concursos públicos''' costumam incluir questões que penalizam o uso de variedades populares. A cobrança do que a gramática tradicional considera "correto" ignora que construções como "Os meninos brincou no parque" são sistemáticas e plenamente funcionais no português popular brasileiro, demonstrando um descompasso entre a avaliação e a realidade linguística do país.
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