Anônimo
Você não está autenticado
Discussão
Contribuições
Crie uma conta
Entrar
Letropédia
Pesquisa
Editando
Exemplos de verbetes esperados
(seção)
De Letropédia
Espaços nominais
Página
Discussão
Mais
Mais
Ações da página
Ler
Editar
Histórico
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
= Exemplos de verbetes esperados = Esta página reúne modelos de verbetes que exemplificam o estilo, a estrutura e o tipo de conteúdo esperados na Letropédia. Os textos abaixo são fictícios, elaborados para fins ilustrativos, e seguem as orientações do [[Manual de estilo]]. == Conceito teórico: '''Intertextualidade''' == '''Intertextualidade''' é a relação que um texto estabelece com outros textos anteriores ou simultâneos. Essa relação pode ser explícita, como uma citação direta, ou implícita, como uma referência velada ou paródica. O conceito foi desenvolvido inicialmente por Júlia Kristeva, a partir das ideias de Mikhail Bakhtin sobre dialogismo. Desde então, tem sido amplamente explorado em estudos literários, semióticos e discursivos. === Exemplos === * Em *Dom Casmurro*, de Machado de Assis, há intertextualidade com a Bíblia e com textos clássicos da literatura ocidental. * Em memes contemporâneos, é comum a intertextualidade com filmes, novelas ou canções populares. == Prática de extensão: '''Oficina de leitura crítica com adolescentes''' == Este verbete descreve uma oficina de leitura crítica realizada com turmas do ensino médio, no contexto do projeto de extensão "Letras em Ação", vinculado ao programa [[Letras+]]. === Objetivos === * Estimular o pensamento crítico e a interpretação de textos argumentativos e midiáticos. * Promover o protagonismo juvenil por meio da linguagem. === Metodologia === Foram realizados cinco encontros presenciais, com atividades de leitura, análise e produção de textos. Os temas abordados incluíram fake news, discurso de ódio e liberdade de expressão. === Resultados e reflexões === Os estudantes demonstraram maior consciência crítica e engajamento nas discussões. A oficina revelou o potencial da leitura crítica como ferramenta de cidadania. == Autor: '''Conceição Evaristo''' == '''Conceição Evaristo''' é uma escritora, poeta e ensaísta brasileira, nascida em Belo Horizonte (MG) em 1946. Seu trabalho destaca-se pela valorização da experiência da mulher negra na literatura brasileira. Entre suas obras mais conhecidas estão o romance *Ponciá Vicêncio* (2003) e a coletânea de contos *Olhos d’água* (2014), premiada com o Jabuti. Seu estilo mistura memória, denúncia social e lirismo, numa linguagem marcada pela “escrevivência”, termo que define sua poética. == Termo técnico: '''Anáfora''' == A '''anáfora''' é um mecanismo de coesão textual que consiste na retomada de um termo ou expressão anteriormente mencionado, garantindo continuidade e clareza ao texto. === Exemplo === > Maria comprou um livro. '''Ela''' leu o livro em dois dias. Nesse exemplo, o pronome “ela” retoma “Maria”. A anáfora pode ser pronominal, nominal, lexical ou até mesmo referencial em textos mais complexos. == Tema transversal: '''Racismo linguístico''' == '''Racismo linguístico''' é a discriminação baseada em preconceitos contra formas de falar associadas a grupos racializados, especialmente a população negra e indígena no Brasil. Esse tipo de racismo se manifesta em críticas à fala popular, à variação linguística e ao uso de variedades não-padrão. É frequentemente naturalizado como "correção gramatical", mas revela hierarquias sociais construídas historicamente. === Discussões atuais === Pesquisadores como Marcos Bagno, Gabriel Nascimento e Lucía Helena F. P. de Barros têm se dedicado ao tema, mostrando como a educação linguística pode ser um instrumento de combate ao preconceito. == Observações sobre os modelos == Os exemplos acima são '''resumos ilustrativos'''. Verbete reais devem: * Ter ao menos dois parágrafos completos; * Incluir referências confiáveis; * Ser resultado de pesquisa ou prática acadêmica; * Ser originais, autorais e contextualizados. == Consulte também == * [[Tipos de verbetes]] * [[Como contribuir]] * [[Guia rápido para novos colaboradores]] * [[Manual de estilo]]
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em Letropédia podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
My wiki:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)
Navegação
Navegação
Página principal
Mudanças recentes
Página aleatória
Ajuda do MediaWiki
Sociolinguística
Sociolinguística
Variação linguística
Mudança linguística
Ferramentas da wiki
Ferramentas da wiki
Páginas especiais
Ferramentas de páginas
Ferramentas de páginas
Ferramentas da página do usuário
Mais
Páginas afluentes
Mudanças relacionadas
Informações da página
Registos da página