O Prêmio Jabuti premia obras em 22 categorias, divididas em quatro eixos:
• Literatura: Conto, Crônica, Histórias em Quadrinhos, Infantil, Juvenil, Poesia, Romance de Entretenimento e Romance Literário.
• Não Ficção: Artes, Biografia e Reportagem, Economia Criativa, Educação, Negócios, e Saúde e Bem-estar.
• Produção Editorial: Capa, Ilustração, Projeto Gráfico e Tradução.
• Inovação: Escritor Estreante – Poesia, Escritor Estreante – Romance, Fomento à Leitura e Livro Brasileiro Publicado no Exterior.
Cada obra pode ser inscrita em apenas uma categoria dos eixos Literatura ou Não Ficção, salvo exceções detalhadas no regulamento oficial. Os livros inscritos devem ter sido publicados em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, possuírem ficha catalográfica e ISBN emitidos no Brasil e não terem utilizado recursos de Inteligência Artificial, exceto nos casos de citação para estudo, debate ou crítica.
Interessados em compor o júri do Prêmio Jabuti podem se candidatar até 25 de abril de 2025. O processo de seleção será conduzido pela curadoria do prêmio, que também consultará personalidades e profissionais do setor editorial para compor um corpo de jurados diversificado e qualificado.
Criado em 1959, o Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil. Desde sua primeira edição, a premiação tem sido um reflexo da evolução da literatura brasileira e de sua expansão para o cenário global. Grandes nomes como Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Rubem Fonseca e Conceição Evaristo já foram laureados com o Jabuti, consolidando-o como um símbolo de excelência na literatura nacional.
O nome Jabuti foi escolhido como representação da cultura popular brasileira, remetendo à sabedoria e à perseverança, características presentes em histórias tradicionais do folclore nacional.